Quem é Barney Calhoun

"Bem... Sobre a cerveja que eu lhe devia" - Barney Calhoun

Barney Calhoun é um dos personagens principais da série Half-Life. Ele era um segurança de Black Mesa antes de se tornar o líder da Resistência. Ele tem destaque a partir de Half-Life: Blue Shift, antes disso ele era apenas um personagem autônomo, sem um papel mais amplo, apenas o guarda de Black Mesa.

SOBRE BARNEY: 

Barney era um grande indeciso do que fazer depois de dois anos estudando no Martison College consegue um emprego como segurança nível médio no Centro de Pesquisas Black Mesa, com certificado de segurança nível 3. Ele fica acomodado nos dormitórios da Área 8, na superfície. Ele é amigo de Gordon e Isaac Kleiner.

Como guarda de segurança de Black Mesa ele é encarregado de funções como garantir a segurança de funcionários de certo setor, ajudar na manutenção em geral e também auxiliar a equipe de pesquisas quando necessário. A sua "Prioridade em Casos de Desastres" é proteger a instalação Black Mesa e seus equipamentos e também proteger membros cientistas, enquanto a sua segurança pessoal é de baixa importância.



SE TORNANDO UM BLUE SHIFT:

Carta recebida por Barney

No dia 09 de maio de 200X - Barney recebe uma carta da LM (divisão de recrutamento de Black Mesa) falando que ele precisa estar dia 15 de maio em Black Mesa para realizar a redesignação para Blue Shift.

12 de Maio - Barney realiza uma varredura de retina e ganha uma aumento de salário \o/. Sua formação para Blue Shift está programada para dali 2 dias.

13 de Maio - Barney para por uma formação de guardas de segurança por dois dias com o instrutor-holográfico Miller (Hazard Course de Half-Life: Blue Shift)

15 de Maio - Barney agora se torna um Blue Shift e trabalha das 9:00 às 22:00 nas instalações do Setor C, seu contrato duraria até o dia 15 de Agosto.



APARIÇÕES:

Em Half-Life:
Barney é visto logo no início do jogo batendo em uma porta quando Gordon se encaminha para o Setor C num dos bondes do Sistema de Transportes do complexo. Logo após isso ele não é mais visto. Apesar de não ser visto Calhoun esta presente quando Gordon é nocauteado e arrastado por soldados da HECU no capítulo Apprehension.






Seu papel em HL: Blue Shift:
Dia 16 de Maio de 200X, 8:42, Barney começa sua viagem ao Setor C partindo dos dormitórios do Área 8, na superfície, e chega ao destino um pouco antes das 9:00 e começa seu segundo dia como um Blue Shift.

Ele pega um elevador com dois cientistas quando começa a Cascata de Ressonância, originada da experiência falida de Gordon Freeman, o elevador onde eles estavam despenca e Barney consegue sobreviver (Chuck Norris) e tenta entender o que esta acontecendo. Ele localiza o Dr. Rosenberg, que havia sido capturado pelas tropas da HECU. Rosenberg revela seu plano de fuga para Barney usando um velho teleportador. Barney então ajuda Rosenberg no que for preciso para que o plano dê certo. Primeiro ele consegue ser teletransportado para Xen, onde precisa ativar um dispositivo necessário para o funcionamento correto do teleportador. O plano funciona corretamente e Barney, juntamente com Rosenberg e mais dois cientistas denominados Simmons e Walter conseguem escapar do complexo Black Mesa então aparece, no resumo textual, que Barney esta "fora de série" ao contrário de Gordon que aparece como "contratado" e Shepard, listado como "detido".


Em HL: Decay
Barney em HL: Decay
Na sequência final de Decay, as protagonistas Gina Cross e Colette Green estão presas em um refluxo. Nesse período elas ouvem Rosenberg dizer "Calhoun, você deve se apressar! Não podemos manter o portal aberto por muito tempo!". Logo após há uma breve aparição do que parece ser Barney saltando no portal, como visto no capítulo Focal Point do HL: Blue Shift.







Half-Life 2:
Depois das tempestades de portais, da Guerra das Sete Horas e da dominação dos Combines, Barney, presumivelmente, se mudou para a City 17 onde se inscreveu na Proteção Civil. Isso teria sido importante e valioso para ganhar informações privilegiadas e distribuir avisos sobre os próximos ataques e fornecer informações enganosas para os Combines, embora fosse tremendamente arriscado para sua própria segurança. Em algum momento antes ou depois de sua mudança ele entrou em contato com Eli Vance e Isaac Kleiner, que, aparentemente, se mudaram também para a City 17 antes de Half-Life 2 e se juntaram à Resistência.

Por uma ironia do destino, provavelmente armada por Gman, Gordon Freeman é liberado num comboio a caminho da estação da City 17, onde Barney realiza o seu turno de serviço na Proteção Civil. A câmera de segurança rejeita a identidade de Gordon e Barney imediatamente o reconhece e o leva a "sala de interrogação", poupando Gordon de embarcar no trem para Nova Prospekt, que não é um destino muito amigável (pois as pessoas que não tinham identificação como cidadão eram levados ao Stalker, e... já podem adivinhar!). Então eles entram em contato com Kleiner que explica, numa rápida conversa, como Gordon poderia chegar ao seu laboratório de forma segura, em seguida Barney auxilia Gordon a fugir do local.

Algum tempo depois Barney e Gordon se encontram no laboratório de Kleiner, depois de um pequeno acidente no teletransportador, Gordon escapa do laboratório e Barney vai ao seu encontro e fornece-lhe o pé-de-cabra e lhe da algumas dicas de como escapar apé para o laboratório de Eli Vance através da estrada de ferro subterrânea. Barney então volta ao laboratório do Kleiner para proteger o mesmo.

Mais tarde, quando Gordon e Alyx chegam ao laboratório de Kleiner recebem uma transmissão de vídeo a partir de Barney, dizendo que precisa de ajuda para combater os Combines nas ruas da City 17.

Durante a revolta Barney se torna o "comandante de campo" das forças de resistência e os leva para a Cidadela para resgatar Eli Vance. Em um certo momento ele fica cercado por Snipers e pede ajuda a Gordon. Juntos eles levam uma equipe de rebeldes na Central Overwatch para desativar o Dispositivo de Supressão (uma arma Combine muito poderosa que atira feixes de Energia Escura). Barney é de grande ajuda para Gordon pois ele pode usar seus benefícios de soldado da Proteção Civil para desativar várias barreiras que impeçam Gordon de seguir caminho. Depois Gordon segue até a Citadel e Barney o supervisiona apenas até encontrar Dog (o cão-robô) e juntos partem em direção à Citadel para encontrar Gordon. Barney é visto pela última vez ao pé da Citadel e diz para Gordon "Se você ver o Dr. Breen diga a ele que eu disse, vá se fuder!". A parte final da frase pode ser ouvida completamente no arquivo de áudio, pois no jogo é coberta por efeitos sonoros ao fundo.


Em HL2: Episode One:
Barney é encontrado no final do jogo na estação de trem auxiliando alguns a escapar da City 17 antes da auto-destruição da Citadel. Suas ações condenam seu cansaço, ele também parece não ter se barbeado e esta com o rosto muito sujo também.
Ele novamente fornece um pé-de-cabra a Gordon antes de sair para reunir os cidadãos que escaparão da cidade. Ele então espera Gordon e Alyx num estacionamento entre a estação ferroviária e o hospital, Gordon e Alyx então chegam ao local e ajudam Barney na escolta de vários grupos de cidadãos até os trens de fuga. Ele é visto pela última vez tomando um trem e dizendo "Te vejo por aí!" :'(



Em HL2: Episode Two:
Barney deixando a City 17 rumo a um destino desconhecido.
Estranhamente Barney não aparece no decorrer do jogo e muito menos é mencionado. Por ele ter escapado da City 17 primeiro que Alyx e Gordon, é presumido que ele ainda possa estar vivo, mas sua localização é desconhecida.
No entanto, quando termina uma dura batalha contra Striders na White Forest pode-se ouvir a voz de Barney dizendo "Bom trabalho, Gordon", mas ele não esta entre os rebeldes na garagem. O subtítulo aparece na cor meio-esverdeado que é a cor usada nas falas de Barney, e é extraída de um arquivo do Episode One, ja que a mesma não é encontrada nos arquivos do Episode Two.


SEU RELACIONAMENTO COM OS PERSONAGENS:

Gordon Freeman: Barney e Gordon são amigos desde a época Black Mesa. Ambos corriam nos dutos de ventilação dos escritórios do Dr. Kleiner. Barney salva Gordon de tomar o trem para Nova Prospekt o guiando até o laboratório do Dr. Kleiner. Os dois lutam lado a lado contra as forças Combines nas ruas da City 17 e escoltam as pessoas para fora da cidade. Barney também comenta a relação de Gordon com Alyx o chamando de "um cão de sorte".

Alyx Vance: Alyx era apenas uma criança na época de Black Mesa e não se sabe se ele a conheceu no seu mandato como segurança, no entanto ele a considera uma aliada digna da resistência humana na Terra ocupada pelos Combines.

Isaac Kleiner: Barney serve essencialmente como guarda-costas do Dr., mantendo a Proteção Civil longe da área do laboratório secreto. Antes disso ele vivia correndo pelos dutos de ventilação quando se trancava para fora!

ALGUMAS CURIOSIDADES:

No manual do HL: Blue Shift aparece a seguinte frase "Compre flores para Lauren" o que sugere que Barney tinha uma namorada ou uma esposa.

Em uma ocasião memorável, Barney estava ajudando Dr. Kleiner nas experiências de teletransporte onde Kleiner e ele tentaram teleportar um gato, apenas como um teste do experimento, e algo traumatizante aconteceu. Barney afirma ter pesadelos persistentes com o tal gato e em uma parte do jogo ele ouve um rugido distante de um Strider e acha que é um miado de gato e comenta sobre seu medo.

Barney ainda deve uma cerveja para Gordon.

"Barney" é o diminutivo de Bernard ou Barnabé. "Calhoun" é um nome escocês a partir de "Colquhoun" que significa "lugar estreito" ou "madeira estreita".

Na época de lançamento de Half-Life o segurança que batia na porta nas Instalações de Segurança da Área 3 não era referido como Barney Calhoun, apenas mais tarde, em HL: Blue Shift, que ele foi atribuído como tal.

O tal capacete!
Em Blue Shift Barney é sempre referido como "Calhoun" ou "Mr. Calhoun". Seu primeiro nome esta apenas no manual do jogo.

No Beta de Half-Life 2 pode ser encontrado um arquivo de modelo de um capacete de segurança ligeiramente danificado, chamado "BarneyHelmet". Fora usado no início do desenvolvimento e sugere que Barney haveria guardado seu velho capacete, pois ele está bem desgastado, e poderia ser visto durante o jogo como um Easter Egg.

Gordon visto pelas câmeras
Barney se depara com Gordon por pelo menos três vezes em Blue Shift. Primeiro ele o vê indo em direção ao Setor C num bonde, logo no começo do jogo, sendo na verdade o começo de Half-Life visto de um outro ponto de vista. Na segunda vez Gordon pode ser visto através de uma câmera de segurança indo para a câmara de testes. E por último ele é visto no final do jogo sendo carregado por soldados da HECU, a mesma cena do capítulo Apprehension (HL) só que vista de um outro ponto.

No início de Half-Life, Barney é visto por Gordon batendo em uma porta equipado com seu colete, capacete e lanterna. Mas em Blue Shift Barney só obtêm tais equipamentos em seu armário, depois de entrar pela porta.

Barney tem medo de Headcrabs.


Conteúdo traduzido da Half-Life Wikia

7 comentários:

  1. Adoraria ter um amigo como Barney, gente boa d+

    ResponderExcluir
  2. No Blue Shift Você é o Barney

    ResponderExcluir
  3. Caralho, agora sei tudo sobre barney, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Queria ver o capacete comentado!

    ResponderExcluir
  5. Barney é o meu terceiro personagem preferido, só queria saber porque ele não aparece no EP2!

    ResponderExcluir
  6. kkkk a valve é foda quando joguei o blue shift pela primeira vez e cheguei naquela parte que da pra ver o gordon sendo levado pra morrer achei muito pica

    ResponderExcluir
  7. Otimo artigo, acho essa coisa de ver diferentes pontos de vista sobre uma mesma sequencia de jogos fascinante

    ResponderExcluir