Vortigaunts: Quem são?


Os Vortigaunts (Xenotherium subservilia), conhecidos como escravos alienígenas ou Escravos de Xen , e carinhosamente conhecido pelos seus aliados como "Vorts", são uma espécie de alienígenas encontrados em toda a série Half-Life.

Muito antes do incidente em Black Mesa, a terra natal dos Vortigaunts foi invadida pelos Combines, forçando os sobreviventes da invasão a fugir. Quando o incidente em Black Mesa ocorreu, seu mestre, Nihilanth , vendo que os portais que se abriram era uma chance de escapar, dirigiu os Vortigaunts para a Terra. Após a morte de Nihilanth, os Vortigaunts optaram por aliar-se à Resistência humana em sua tentativa de derrubar o governo Combine na Terra.


FISIONOMIA

Aparentemente, os Vortigaunts são humanoides, com duas pernas e dois braços, e um terceiro braço, que fica em sua barriga. Este membro extra é um recurso encontrado também em outros aliens, como o Alien Grunt e o Nihilanth. Essa semelhança, juntamente com outros recursos compartilhados, tais como olhos vermelhos e pernas, é fortemente sugestivo de um ancestral em comum com outras formas de vida inteligente de Xen. Aparentemente, este terceiro braço é usado para alimentação, como pode ser visto, em certas ocasiões, os Vorts e os Aliens Grunts curvando-se para tirar uma tasquinha de alguém morto.
Modelo inicial

Vortigaunts têm a pele manchada de verde e marrom, dentes afiados, garras e mãos. Eles tem uma postura um pouco curvada, e seus rostos são dominados por um só olho grande, de íris vermelho-amarelo, cercado por três olhos menores. Todos os quatro olhos são, na verdade, várias aberturas para um um único olho, como observado em um quadro no capítulo Questionable Ethics. Eles também têm um umbigo, e quatro mamilos,o qual indica que Vortigaunts se reproduzem de uma forma semelhante aos mamíferos terrestres.

Outra característica interessante dos Vortigaunts é que eles não têm nenhuma língua ou dente em sua mandíbula inferior, podem falar Inglês fluentemente, embora com um sotaque estranho e algum tipo de problema de fala quando se usa S e R. (Cebolinha é um Vortigaunt)


CULTURA E INTELIGÊNCIA

Vortigaunts são criaturas muito inteligentes e sociáveis. Ao longo da série Half-Life, eles podem ser vistos em pares ou em grupos, e são capazes de desenvolver estratégias inteligentes. 
Quando confrontados com um inimigo superior, eles muitas vezes, fogem e procuram outros Vorts para formarem um grupo mais forte.

Breves vislumbres da cultura Vortigaunt, podem ser adquiridos por discursos ocasionais dados por eles em Half-Life 2, e em cenas durante Half-Life. No jogo original, os Vortigaunts foram escravizados por Nihilanth e usados como trabalhadores e soldados de drones (aqueles "aviões" que parecem uma Manta Ray).
Com base em comentários do Vortigaunt Onisciente (Easter Egg de Half-Life 2), a espécie tem sofrido a escravidão por muitas gerações ("Temos suportado por eras, mas um único momento de servidão ainda parece intolerável!" - Vort Onisciente) e esta servidão parece ter formado a base da história e da cultura Vortigaunt até os eventos do primeiro Half-Life.

Vortigaunts possuem a sua própria forma natural de comunicação vocal, que, em Half-Life 2, é referido como "fluxo de deslocamento", e pode ser ouvido em casos raros, quando dois Vortigaunts estão engajados na conversa. De acordo com os Vortigaunts, o fluxo de deslocamento não pode ser entendido por "aqueles cuja entrada 'Vorcal' esta prejudicada", o que pode sugerir que outros componentes inaudíveis estão envolvidos, talvez explicando o porque não é compreensível para os seres humanos. Um exemplo de fluxo de deslocamento ocorre durante o rescaldo do primeiro ataque Hunter, em Half-Life 2: Episode Two, quando o Vortigaunt que salva Alyx grita a uma distância imensa para se comunicar com seus parentes, com duas chamadas curtas, mas, aparentemente, muito descritivas.
Vorts se comunicando sobre um cadáver
no complexo Lambda


No início de Half-Life 2, os Vortigaunts aprendem a falar pelo menos uma língua humana, que, na versão em Inglês do jogo, é previsivelmente Inglês (em algumas versões internacionais de Half-Life 2, Vortigaunts falam a linguagem de país de lançamento do jogo, por exemplo: na versão francesa, os Vortigaunts falam em  francês). No entanto, quando falam Inglês, eles usam palavras arcaicas e desatualizadas, e falam até mesmo frases de Shakespeare.

Vortigaunts, quando vãos se referis a indivíduos, acrescentam "The" antes de seu nome, como "The Freeman" ou "The Alyx Vance". Esta prática de adicionar artigos definidos antes de nomes é comum em algumas línguas do mundo real, tais como o Alemão. Uma teoria de que os Vortigaunts podem ter pego esse hábito ao aprender uma língua como o alemão, e depois simplesmente manteve o hábito quando souberam Inglês. Além disso, a City 17 e as outras áreas exploradas em Half-Life 2 e seus episódios, são amplamente especuladas para estarem na Europa Oriental, e o alemão pode ter sido falado por eles antes ou durante a Guerra das Sete Horas.

Vortigaunts acreditam em uma força de vida, que eles chamam de "Vortessence". O uso desta força, que permanece inexplorada pelos seres humanos (" Somos uma tapeçaria tecida de Vortessence. Você pode também é só você vê-lo." - Vortigaunt Onisciente ), permite que a espécie Vortigaunt se comunique uns com os outros telepaticamente. Eles acreditam que o Vortessence é o "tecido" do universo, feito de "cabos Vortal".
Os Vortigaunts são capazes de ler e controlar essa força através de seus poderes elétricos, pois eles tem a capacidade de tomar tal poder a partir de objetos. Eles podem usar seus poderes, conjugado com o "extrato" de larvas Antlion para trazer os mortos de volta à vida (no entanto, é mostrado em Episode Two que não se pode fazer isso sozinho).

Tem sido sugerido que a morte não é permanente para um Vortigaunt, e que eles podem ter a capacidade de "reencarnar" em um novo corpo após a morte (" O que lhe parece um sacrifício é apenas, para nós, uma oscilação. Nós não tememos o intervalo da escuridão." - Vortigaunt Onisciente).


COMPORTAMENTO E HABILIDADES

Em Half-Life, os Vortigaunts são inimigos comuns, tanto em Black Mesa tanto em Xen. Enquanto eles costumam atacar de forma agressiva, eles muitas vezes se tornam tímidos quando feridos, preferindo fugir ao invés de combater até a morte. Há uma área em Xen que aloja um pequeno número de Vortigaunts pacíficos. No entanto, se um é atacado eles se tornam agressivos. Os Vortigaunts têm dois modos de ataque: um ataque de energia em que disparam poderosos raios verdes, que exigem um curto período para "carregar-se" antes de serem liberados, e, quando ficam muito próximos de adversários, eles usam suas garras com um ataque rápido e potente. Significativamente, em Half-Life, todos os Vortigaunts usam colares e pulseiras verdes. Mais tarde, acontecimentos revelam que estes servem para Nihilanth controlá-los. Os Vortigaunts muitas vezes atuam como um ajudante de Aliens Grunts , fazendo com que os Vortigaunts se tornem capazes de usar seu ataque, pois o jogador geralmente se concentra em matar os Grunts. Ao longo do jogo, os Vortigaunts pode ser ouvidos insultando o jogador com o que soa como a palavra "morrer", e gritando uma palavra que poderia ser ouvida como "Gordon" quando são abordados pelo jogador.

Em Half-Life 2 , o ataque elétrico é muito mais devastador, pois ele tende a matar, imediatamente, o alvo a uma distância considerável e o mesmo é lançado para trás. Apenas objetos com uma massa significativa pode resistir a ser lançado para trás, tais como o Strider (que parece ser totalmente imune ao feixe) e o Guarda-Antlion. Estes ataques ocorrem duas vezes durante o jogo: quando a vista de Gordon é restrita por escombros e quando um Vortigaunt extrai o Bugbait do Guarda-Antlion. Também é sugerido que Vortigaunts possam sugar a vida de um oponente com seu feixe de energia, pois eles são ouvidos dizendo "Nos dê sua essência!" ou "Fortaleça-nos!" durante alguns de seus ataques em Half-Life 2. Na expansão Decay, o jogador joga como um Vortigaunt em uma missão de bônus, e o ataque do feixe, de fato, "rouba" a vida dos inimigos.
Visão do modo Vorti de Half-Life: Decay
Em Episode Two, um grupo de Vortigaunts usam os feixes para defender um posto subterrâneo do ataque de um Antlion. É mostrado que é poderoso o suficiente para matar antlions e zombies, e faz com que uma onda de choque seja forte o suficiente para derrubar outros inimigos próximos. Eles usam tal habilidade para ajudar Freeman na tentativa de entrar num ninho de Antilions.








Conceito inicial de um Vortigaunt, em que ele aparece se alimentando de um humano.

6 comentários:

  1. Cara quanta informação, parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. muito bom seus posts.
    conte sobre a steam no linux.

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto,esse site tá de parabéns

    ResponderExcluir
  4. "Há uma área em Xen que aloja um pequeno número de Vortigaunts pacíficos"
    onde fica essa área? é no HL1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim cara essa parte é uma fase no fim do HL1 se você zerou ele sem ter visto esda parte seja talves por que vc matou um deles assim que o viu consequentemente como diz no texto os outros ficaram agressivos

      Excluir