Os Vortigaunts (Xenotherium subservilia), conhecidos como escravos alienígenas ou Escravos de Xen , e carinhosamente conhecido pelos seus aliados como "Vorts", são uma espécie de alienígenas encontrados em toda a série Half-Life.
FISIONOMIA
Aparentemente, os Vortigaunts são humanoides, com duas pernas e dois braços, e um terceiro braço, que fica em sua barriga. Este membro extra é um recurso encontrado também em outros aliens, como o Alien Grunt e o Nihilanth. Essa semelhança, juntamente com outros recursos compartilhados, tais como olhos vermelhos e pernas, é fortemente sugestivo de um ancestral em comum com outras formas de vida inteligente de Xen. Aparentemente, este terceiro braço é usado para alimentação, como pode ser visto, em certas ocasiões, os Vorts e os Aliens Grunts curvando-se para tirar uma tasquinha de alguém morto.
Modelo inicial |
Vortigaunts têm a pele manchada de verde e marrom, dentes afiados, garras e mãos. Eles tem uma postura um pouco curvada, e seus rostos são dominados por um só olho grande, de íris vermelho-amarelo, cercado por três olhos menores. Todos os quatro olhos são, na verdade, várias aberturas para um um único olho, como observado em um quadro no capítulo Questionable Ethics. Eles também têm um umbigo, e quatro mamilos,o qual indica que Vortigaunts se reproduzem de uma forma semelhante aos mamíferos terrestres.
Outra característica interessante dos Vortigaunts é que eles não têm nenhuma língua ou dente em sua mandíbula inferior, podem falar Inglês fluentemente, embora com um sotaque estranho e algum tipo de problema de fala quando se usa S e R. (Cebolinha é um Vortigaunt)
CULTURA E INTELIGÊNCIA
Vortigaunts são criaturas muito inteligentes e sociáveis. Ao longo da série Half-Life, eles podem ser vistos em pares ou em grupos, e são capazes de desenvolver estratégias inteligentes.
Quando confrontados com um inimigo superior, eles muitas vezes, fogem e procuram outros Vorts para formarem um grupo mais forte.
Com base em comentários do Vortigaunt Onisciente (Easter Egg de Half-Life 2), a espécie tem sofrido a escravidão por muitas gerações ("Temos suportado por eras, mas um único momento de servidão ainda parece intolerável!" - Vort Onisciente) e esta servidão parece ter formado a base da história e da cultura Vortigaunt até os eventos do primeiro Half-Life.
Vorts se comunicando sobre um cadáver no complexo Lambda |
No início de Half-Life 2, os Vortigaunts aprendem a falar pelo menos uma língua humana, que, na versão em Inglês do jogo, é previsivelmente Inglês (em algumas versões internacionais de Half-Life 2, Vortigaunts falam a linguagem de país de lançamento do jogo, por exemplo: na versão francesa, os Vortigaunts falam em francês). No entanto, quando falam Inglês, eles usam palavras arcaicas e desatualizadas, e falam até mesmo frases de Shakespeare.
Vortigaunts acreditam em uma força de vida, que eles chamam de "Vortessence". O uso desta força, que permanece inexplorada pelos seres humanos (" Somos uma tapeçaria tecida de Vortessence. Você pode também é só você vê-lo." - Vortigaunt Onisciente ), permite que a espécie Vortigaunt se comunique uns com os outros telepaticamente. Eles acreditam que o Vortessence é o "tecido" do universo, feito de "cabos Vortal".
Os Vortigaunts são capazes de ler e controlar essa força através de seus poderes elétricos, pois eles tem a capacidade de tomar tal poder a partir de objetos. Eles podem usar seus poderes, conjugado com o "extrato" de larvas Antlion para trazer os mortos de volta à vida (no entanto, é mostrado em Episode Two que não se pode fazer isso sozinho).
Tem sido sugerido que a morte não é permanente para um Vortigaunt, e que eles podem ter a capacidade de "reencarnar" em um novo corpo após a morte (" O que lhe parece um sacrifício é apenas, para nós, uma oscilação. Nós não tememos o intervalo da escuridão." - Vortigaunt Onisciente).
COMPORTAMENTO E HABILIDADES
Em Half-Life 2 , o ataque elétrico é muito mais devastador, pois ele tende a matar, imediatamente, o alvo a uma distância considerável e o mesmo é lançado para trás. Apenas objetos com uma massa significativa pode resistir a ser lançado para trás, tais como o Strider (que parece ser totalmente imune ao feixe) e o Guarda-Antlion. Estes ataques ocorrem duas vezes durante o jogo: quando a vista de Gordon é restrita por escombros e quando um Vortigaunt extrai o Bugbait do Guarda-Antlion. Também é sugerido que Vortigaunts possam sugar a vida de um oponente com seu feixe de energia, pois eles são ouvidos dizendo "Nos dê sua essência!" ou "Fortaleça-nos!" durante alguns de seus ataques em Half-Life 2. Na expansão Decay, o jogador joga como um Vortigaunt em uma missão de bônus, e o ataque do feixe, de fato, "rouba" a vida dos inimigos.
Visão do modo Vorti de Half-Life: Decay |
Em Episode Two, um grupo de Vortigaunts usam os feixes para defender um posto subterrâneo do ataque de um Antlion. É mostrado que é poderoso o suficiente para matar antlions e zombies, e faz com que uma onda de choque seja forte o suficiente para derrubar outros inimigos próximos. Eles usam tal habilidade para ajudar Freeman na tentativa de entrar num ninho de Antilions.
Conceito inicial de um Vortigaunt, em que ele aparece se alimentando de um humano.
Cara quanta informação, parabéns pela pesquisa.
ResponderExcluirmuito bom seus posts.
ResponderExcluirconte sobre a steam no linux.
ótimo texto,esse site tá de parabéns
ResponderExcluir"Há uma área em Xen que aloja um pequeno número de Vortigaunts pacíficos"
ResponderExcluironde fica essa área? é no HL1?
Sim cara essa parte é uma fase no fim do HL1 se você zerou ele sem ter visto esda parte seja talves por que vc matou um deles assim que o viu consequentemente como diz no texto os outros ficaram agressivos
Excluirotimo texto parabens
ResponderExcluir