Quem é Adrian Shepard?

"Qual seu nome? Cabo Shepard hein?! Esta mais para Cabo "carne de cachorro" para mim! Parece que seu nome foi misteriosamente batido até o topo da lista de formação avançada!" - Instrutor Dwight T. Barnes (Boot Camp)

Cabo Adrian Shepard tem 22 anos de idade e é cabo da marinha dos EUA e atribuído à Unidade de Combate em Ambientes Perigosos (HECU) a partir da base militar Santego, no Arizona, onde foi treinado pelos instrutores Dwight T. Barnes e Sharpe. É o silencioso protagonista de Half-Life: Opposing Force, ele  é um dos homens enviados para a Unidade de Pesquisas Black Mesa para eliminar invasores de Xen e também as testemunhas do incidente, como cientistas e seguranças de Black Mesa e principalmente Gordon Freeman, como parte de uma missão secreta. No começo do jogo, Adrian separa-se de sua equipe após um acidente causado pelas naves Xenianas (as Manta Ray voadoras) e acaba lutando pela sua vida, auxiliado por fuzileiros navais espalhados pelo complexo e por funcionários de Black Mesa.









BIOGRAFIA:
Escritas no diário de Shepard:
O manual do Opposing Force apresenta várias escritas feitas por Shepard em seu diário antes dos incidentes em Black Mesa, dando algumas dicas da sua Formação Avançada antes do desastre e também sobre o interesse que Gman tem sobre ele. Confira abaixo:

"03 de Março - Outro dia tipicamente infernal no acampamento, eu serei feliz quando isso acabar, aí finalmente posso ser atribuído a uma missão. Havia um civil estranho aqui, que vinha nos visitar. Boatos dizem que ele é algum olheiro do governo que veio para recrutar; outros dizem que ele é de algum grupo secreto que esta envolvido com alguma pesquisa secreta. É uma chance de me juntar à eles. Seria legal, uma mudança de aventura..."

"07 de Março - Finalmente eu vi o homem do governo hoje, estou certo de que ele seja um g-man, mas ele estava vestido em terno tenso e estava carregando uma pasta. Parece mais um advogado ou um agente secreto, notei que ele estava me olhando, por várias vezes durante os treinos do dia percebi que ele me observava. Gostaria de saber o que ele esta querendo..."

"09 de Março - Por toda a semana nossos treinos têm sido uma porcaria, dia após dia. Hoje fomos para a corrida matinal e nosso instrutor nos disse que temos uma semana para nos tornar especialistas em combates internos estratégicos. Vamos gastar todos os dias dessa semana na instalação de um simulador de combate. Tanto sei que este tipo de treinamento não é ensinado em acampamentos. Quero saber se isso á para testar nossa capacidade de adaptação ou se estamos sendo preparados para uma missão específica? Só o tempo vai dizer..."

"12 de Março - Os boatos só aumentam, desde que os treinamentos de combates em interiores começaram, meus colegas dizem que estão convencidos que estamos sendo preparados para alguma missão. Não param de dizer que a suposta missão seja em um lugar chamado Black Mesa Research Facility, mas não temos informações sobre o local, dizem só que ele é em volta de uma montanha. Rumores dizem que há alguma pesquisa secreta rolando por la, ouvir isso me animou..."

"15 de Março - O boato foi confirmado, estamos sendo treinados para uma missão no Centro de Pesquisas Black Mesa. Tudo o que sei é que o local esta sendo utilizado por cientistas para algum tipo de pesquisa, eu não posso imaginar o que é... Fomos informados hoje que seria necessário estarmos preparados até amanhã, a coisa esta muita estranha, minha esperança era que isso aconteça... Mas a missão parece não ter o potencial de emoção que quero. Prefiro resistir a algo com maior probabilidade de combate."

APARIÇÕES
Half-Life: Opposing Force
Gman impede Shepard de escapar do complexo
Shepard estava chegando ao Centro de Pesquisas Black Mesa a bordo de um helicóptero V-22 Osprey nomeado Goose (ganso) 7. Ele estava com outros soldados a bordo quando um Osprey das proximidades, o Goose 3, é atacado pelas aeronaves de Xen (as Manta Ray voadoras!), e todos os outros Opreys, incluindo o Goose 7 onde estava Shepard, foram atacados, matando todos os ocupantes, por incrível que pareça, Shepard sobreviveu, ele terá agora que encarar os perigos de Black Mesa sozinho, com alguma ajuda de vez em quando de soldados e trabalhadores do complexo, ele luta contra o tempo e contra criaturas para se evacuar o mais rápido de Black Mesa, quando ele chega em um ponto de extração, Gman o impede de pegar o helicóptero que estava prestes a deixar o complexo, forçando Shepard a deixar a instalação por outros meios e passando por partes do complexo que não foram vistas em Half-Life, e também, lidar com a misteriosa Raça X e com a Black Ops até chegar no Worm Gene (o chefão).

Ao contrário de outros soldados, Shepard trabalha com os cientistas, desconfiados, e com guardas da segurança para escapar do complexo vivo. Isto vem pelo fato dele não ter recebido a ordem de mata-los, pois o Osprey onde ele estava foi abatido antes do comandante lhes informar a missão.

Shepard e Freeman fazem caminhos cruzados durante o jogo, nesse ponto Shepard apenas observa Gordon viajar para Xen e eles nunca chegam a lutar um contra o outro. Nota-se que, enquanto Freeman se teleporta para Xen Shepard tem a opção de segui-lo atraves do teleportador antes da área entrar em colapso. No entanto, ao fazer isso, Shepard se encontra teleportado a metros de distância de Gordon e acaba caindo pelo espaço e a mensagem "Avaliação terminada. Assunto: Tentou criar um paradoxo temporal" aparece e com isso o jogo termina.

Gman parece ter interesse em Shepard, até mesmo antes do incidente, Shepard via gman em sua base de treinamentos, o observando. Em um ponto do jogo, Shepard encontra-se preso em uma sala em colapso, com resíduos tóxicos enchendo a sala rapidamente, Gman o observa até o último momento até ele abrir uma porta trancada que deixa Shepard em segurança. Mais tarde, Shepard desativa a bomba termonuclear trazida pela Black Ops para destruir Black Mesa, mas Gman a reativa.
No final, Gman revela que defendeu com sucesso a vida de Shepard, colocando-o em um vácuo desconhecido. Ele expressa um grau de respeito com as habilidades de Shepard, mesmo elogiando-o por ter habilidades para "se adaptar e sobreviver que até lembra a minha pessoa [gman]."

Half-Life: Blue Shift
Shepard é mencionado em Blue Shift no capítulo Duty Calls. Quando seu personagem principal, Barney Calhoun, ve um par de fuzileiros navais jogando corpos em uma abertura de esgoto e ouve um deles reclamar: "Só porque a equipe de Shepard não faz, nós é que temos que fazer? Porcaria."

DESTINO E POSSÍVEIS RETORNOS
No final do discurso de Gman, Shepard é detido e logo após uma mensagem aparece: "Status: Detido. Futuras avaliações pendentes". Seu destino é desconhecido e não se sabe como e onde ele será usado.

Não se tem visto Shepard em Half-Life 2 e episódios, mas, no entanto, manteve um grande número de fãs do jogo, que especulam sobre seu retorno durante anos. Em 2006, Gabe Newell disse que ele pode um dia voltar, embora seja incerto quando e como.
Quando perguntado em maio de 2007 sobre o retorno de Shepard, Doug Lombardi, diretor de marketing da Valve, não rejeitou a pergunto, apenas afirmou que não há planos de trazê-lo de volta no momento ou a qualquer momento no futuro: "Não há nada a ser construído hoje e não há nenhum segredo ou projeto com Adrian Shepard acontecendo agora, mas isso não quer dizer que ele nunca vai voltar ou a história de Shepard mudará. Ele soou bem com os jogadores, muito bem. Quando ouvimos falar de Opposingo Force, também soou muito bem com a gente. Então, vamos ver."

Em 2009, o escritor da série, Marc Laidlaw, também brincou dizendo que "Shepard parece o gato de Schrödinger, não se sabe se esta vivo ou morto, ele não é canônico, nem não-canônico, depende se ele pode ou não ter algum uso para Gman"

CURIOSIDADES
Modelo de Shepard sem a máscara

  • Shepard originalmente era para aparecer sem máscara, como visto em um screenshot no começo do Opposing Force.
  • "Adrian" vem do nome em latim "Hadrianus" e "Adriano" também é derivado. Vários santos e seis papas têm esse nome, incluindo o único papa inglês Adrian IV e o único papa holandês Adrian VI. Sendo um nome inglês que tem sido usado desde a idade média, embora não era popular até os tempos modernos. "Shepard" é um apelido inglês derivado de "pastor".
  • Em Portal, a sigla do "Aperture Science Handheld Portal Device's" é "ASHPD", tal sigla tem uma notável semelhança com o nome de Shepard (Adrian SHeParD), o que levou a muitos jogadores especularem de que era um Easter Egg escondido, sugerindo o envolvimento de Shepard no Portal ou na sua sequela (Portal 2). Além disso, zerando o Portal, você desbloqueia um novo fundo para o menu, que contém um teclado e algumas cartas, e todas as cartas estão em nome de Adrian Shepard, e este teclado também pode ser visto por todo o jogo. Kim Swift, designer de níveis de Portal, disse em uma entrevista que a sigla ASHPD era uma completa coincidência. Logo após, Doug Lombardi também afirmou que se tratava de uma coincidência tanto a sigla tanto os nomes em destaque no teclado. 

Nós da Half-Life Brasil sempre tentamos trazer o máximo de informações para você. Retirado da Half-Life Wikia e traduzido por Durfi's

8 comentários:

  1. Caraca, dava pra fazer um debate via skype sobre Half Life!! :D

    ResponderExcluir
  2. TOMARA QUE LANÇEM ESSE MOD (OPERATION BLACK MESA QUE É HALF-LIFE OPPOSING FORCE SOURCE)!!!!:-D

    ResponderExcluir
  3. caraca véi,muito show esse blog,parabens HALF-LIFE BRASIL,sou muito fã dessa série HALF-LIFE!!!!!:-D

    ResponderExcluir
  4. quem quise ajudar a fazer um grupo de debate sobre a saga half life add skype matheusmamahussu

    ResponderExcluir
  5. Hey very interesting blog!

    Also visit my web page ... cellulite treatment cream

    ResponderExcluir
  6. vcs são genios pra fazer tudo isso

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse blog. Eu amo a Saga Half-Life

    ResponderExcluir
  8. otima materia adrian shepard é o meu personagem preferido tomara que apareça no half life 3

    ResponderExcluir