Headcrab: Mais do que um simples pão

"Você já viu uma dessas espécies magníficas? Esses "caranguejos" podem controlar completamente o sistema nervoso do hospedeiro." - Cientista de Black Mesa

Headcrabs ("Caranguejos de cabeça"), ironicamente apelidado por Barney Calhoun de Headhumpers, chamados pelos Combines de "parasitas", são ovíparos parasitas. São considerados símbolos da série Half-Life.
RESUMO:
Detalhe da boca de um headcrab padrão
(modelo HL2)
Headcrabs são pequenas criaturas, do tamanho aproximado de uma abóbora. São cobertos por uma pele lisa, que varia de cor conforme a espécie, eles rastejam sobre quatro pernas curtas, que variam de tamanho conforme a espécie. Tais pernas fornecem uma energia suficiente para proporcionar uma salto de até 3 metros em qualquer direção.
Sua barriga é parcialmente coberta por uma "boca" sem lábios, apenas com um "bico" oculto usado para alimentação e para "grudar" e quebrar o crânio da vítima. Como visto em Xen (Half-Life), os headcrabs parecem ter nascido da Big Momma (Gonarch), portanto, é possível que eles podem evoluir para Gonarch (definitivamente, eles são Pokémons). Foram realizados vários estudos sobre os Headcrabs na Black Mesa, no laboratório de Pesquisas Biológicas Avançadas e nos Laboratórios Gama.

Durante a ocupação dos Combines na Terra, os headcrabs demonstrarão não ter órgãos externos sensoriais, como os olhos e ouvidos, sendo que 20 anos antes o headcrab padrão possuía 3 olhos em cada lado do corpo.

Detalhes dos olhos (embaixo das pernas) do Headcrab padrão
ESPÉCIES:
  • Headcrab padrão: Introduzido pela primeira vez no capítulo final de Half-Life, visto na forma "filhote". Transformam seus hospedeiro em zumbis.
  • Gonarch: Headcrab madur, que gera novos headcrabs bebês, o maior da espécie.
  • Fast headcrab: Introduzido pela primeira vez em Half-Life 2, é muito mais rápido que os headcrabs normais e transforma o hospedeiro em um Fast Zombie.
  • Headcrab venenoso: Um headcrab tóxico, causa mais dano ao hospedeiro. também introduzido pela primeira vez em Half-Life 2, transforma seus hospedeiros em Poison Zombie.
Os headcrabs podem ser domesticados, é o caso de Lamarr, o headcrab do Dr. Kleiner. É dito que Lamarr é completamente inofensivo, seu bico foi retirado e assim o tornou incapaz de "grudar" na cabeça da vítima, isso também o torna menos agressivo (isso é possível com todas as espécies Headcrabs).


A carne dos headcrabs normais e rápidos são comestíveis, pelo menos é o que dizem os Vortigaunts, que são vistos cozinhando algum na Black Mesa Leste, e também sendo torrado pelo Vortigaunt Onisciente (Easter Egg de HL2). Os venenosos, no entanto, não podem ser comidos (avá), os barnacles não sabem disso, e ao comerem um headcrab venenoso eles morrem logo após o engolirem.

"ZUMBIFICAÇÃO" 
Headcrabs são parasitas, e ao se depararem com um ser humanóide, eles pulam sobre seu rosto e ajeitam-se no crânio, e usam seu bico para quebrá-lo, o headcrab então, passa a assumir as funções motoras de seu hospedeiro através de um processo biológico desconhecido. O hospedeiro então, passa a se transformar fisicamente, presumisse que são induzidas por uma reação química, embora as mutações variam conforme a espécie de Headcrab. As alterações incluem o alongamento dos dedos e das mãos, a redução ou remoção da pele e do tecido muscular em grande parte do corpo, e a exposição dos órgãos internos do tórax.
Os headcrabs mantém seu hospedeiro vivo até o fim do processo, impotente e incapaz de remover o headcrab e resistir ao seu controle. Como visto na Estação 6 em Half-Life 2, o processo de transformação de humanos para zumbis, leva de alguns segundos a vários minutos.

O anfitrião perde a consciência após o Headcrab assumir o controle. Zombis padrões retem a capacidade de fala, a todo momento se ouvem gritos violentos de ajuda vindo deles. Zombines são capazes de falar com seu codificador de voz. Cada subespécie de headcrab tem sua maneira de afetar o hospedeiro, produzindo zumbis completamente diferentes dos outros, tanto em comportamento e aparência.

Apesar de serem extraterrestres, os headcrabs parecem serem bem adequados para paralisar hospedeiros humanos: sua boca encaixa-se perfeitamente no crânio humano e a química interna é compatível com a dos seres humanos tais que o headcrab podem alterar a sua composição corporal. É possível dizer que eles foram projetados pelos habitantes de Xen como uma arma biológica, para ser usado contra a humanidade durante uma invasão a Terra. Pode ser possível que também seja algo natural da criatura, e que eles tem evoluído em questões de parasitar qualquer criatura humanóide independente de sua origem, isto explica a razão pela qual os headcrabs não parasitam Vortigaunts, Aliens Grunts ou outra criatura de Xen e nenhum zumbi dessas especies são conhecidos.

RELAÇÃO COM OS COMBINES
Em Half-Life 2, os Combines são vistos usando os headcrabs como um armamento biológico contra a resistência. "Shell Headcrabs" como são chamados, são grandes morteiros carregados de headcrabs, que são liberados no impacto, livres para aterrorizar e infectar qualquer um que esteja perto. Se usados em grande quantidade, esses morteiros são altamente eficazes na neutralização de uma base da resistência inteira. Os efeitos dos bombardeios de headcrabs podem ser vistos durante a visita de Gordon na cidade devastada de Ravenholm, onde a maioria dos habitantes foi transformada em zumbi.

No Episode One os combines começaram a perder o controle sobre sua arma biológica, pois os headcrabs começaram a infectar os soldados Overwatch, mostrando que os efeitos dos bombardeios em grande escala afetou também as bases combines.


Originalmente, um dispositivo que contém um saco Gonarch, apelidado de "Combine Big Momma Pod", referencia ao apelido do Gonarch, seria usado pelos combines para obterem um grande numero de Headcrabs para usos nas Conchas Headcrabs, e ser encontrado na mina de Ravenholm, por cuasa que tal dispositivo não apareceu no jogo, não se sabe como os Combines geram seus headcrabs.




IMAGENS:
Half-Life e Expansões

Gonarch (Big Momma)
Headcrab Padrão
(modelo HD e Decay)
Headcrab Padrão
Headcrab bebê



Half-Life 2 e Episódios

Headcrab padrão
(modelo sem olhos)
Fast Headcrab
Headcrab venenoso












Tentamos sempre trazer o máximo de informações possíveis para você! Todas informações traduzidas da Half-Life Wikia

3 comentários: