Afinal, Quem é GMAN?

Desde o lançamento de Half-Life (1999) gamers e fãs tentam decifrar quem é o misterioso homem de terno segurando uma maleta. Até o nome, Gman, entra no mistério, pois ele foi batizado assim por jogadores de Half-Life, tanto é que no multiplayer, codinome Gman é que aparece para o personagem.

Em Half-Life Gman é somente visto de passagem, um homem alto de etnia caucasiana, bem vestido de um terno azul com gravata preta (Half-Life 2: gravata Roxa), e sempre leva consigo uma maleta, que ninguem ao certo sabe o que tem dentro daquela maleta, ele aparece conversando com cientistas, arrumando a gravata, assistindo a batalhas sangrentas calmamente, encarando Freeman e sumindo do nada, somente é no final do game que temos um encontro pessoalmente com ele, em que ele oferece uma proposta para que Gordon trabalhe para ele.
Ele, além desse comportamento, também possui habilidades sobre-humanas, como a possibilidade de se teleportar sem deixar rastros, controla o tempo e congela pessoas no tempo, e, se você por acaso tentar matá-lo, vai ser perda de tempo, por incrível que pareça, Gman NÃO SE MACHUCA,  é como se estivéssemos batendo em alguma parede metálica no jogo, o som é o memso, as marcas do pé-de-cabra são as mesmas, mas ele não MORRE, outra habilidade que nos deixa um pouco mais assustado com esse ser misterioso.

Nome:
O nome GMAN, ou G-man, vem dos arquivos do personagem no jogo original, o nome foi criado apenas pelo fato de que esses arquivos precisavam de um nome que lembrasse o personagem, para deixar o jogo facilmente programável, algo que ocorre com outros personagens do jogo.



"Conteúdo de dentro da pasta gman" 





"Pasta 'gman', juntamente com outras pastas com os nomes dos personagens de Half-Life"












Muitos dizem que o nome também é a abreviatura de Gordon Freeman, em que "G" seria de Gordon e "man" seria de Freeman, faz mais sentido essa teoria pois muitos dizem que Gman seria Gordon no futuro. O nome também esta no modo Multiplayer de HL, aonde se escolhe o personagem para jogar. Também dizem que o nome significa deus-homem (GodMAN) por ele possui poderes anormais.

Aparência:
Gman parece ser um homem de meia-idade, branco, alto e magro, pálido, cabelos castanho escuro cortado do jeito militar e com um "pico de viúva", olhos azuis-esverdeados, veste um terno azul com gravata preta (em Half-Life 2 a gravata é roxa), seu jeito de falar é lento e um rouco dominante, com um certo tom de arrogância discreta, as vezes colocando pressão no que diz, é comum ele alongar o som do "S" (exemplo: Limitessssss).
Seu modo estranho de falar, junto com sua aparência, faz alusão ao comportamento dos "Homens de Preto" em vários indícios, e a idade física dele não aparenta mudar no tempo que se passa entre Half-Life e Half-Life 2 (cerca de 20 anos).
Gman possui um comportamento calmo e as vezes de desinteresse em algumas situações em que humanos normais entrariam em pânico e fugiriam, ele é calmo ao ponto de se preocupar mais com sua gravata e com sujeirinhas no terno do que se preocupar com o que esta acontecendo ao seu redor.
Ao trabalhar em Gman no Half-Life 2, o animador Doug Wood declarou: "Eu queria que o jogador nunca soubesse de que lado gman estaria e gostaria de que ele expressasse um olhar de desculpas e arrependimento à Freeman por tê-lo colocado naquela situação, e em seguida ele sorrir levemente para manter a dúvida sobre sua sinceridade." Antes de animar as expressões faciais de Gman, Wood passou semanas na frente do espelho praticando expressões dele mesmo.
Junção de Gman e Gordon, para comparar as aparências, vemos que Gman realmente se parece com Gordon Freeman, e isso levanta ainda mais a hipótese de que Gman seja Gordon no futuro.
Aparições:
Em Half-Life, Nihilanth faz uma referência vaga a Gman, dizendo "Não confie nele, ele não é humano" ("Don't trust him, he is not a human!"). Ele também aparece diversas vezes em lugares com difícil ou nenhum acesso ao jogador, em salas onde não tem saídas, em batalhas sangrentas, e sempre ele observa o jogador desses lugares, ajeitando sua gravata ou dando uma passada de mão no terno para tirar poeiras. No final agente tem a oportunidade de falar com ele, ele nos da a oferta de trabalhar para ele, caso aceite, um portal é aberto e o jogador tem que passar por ele, caso não aceite, o jogador é teletransportado desarmado para uma arena cheia de inimigos.
Em Half-Life 2, um Vortigaunt é visto conversando com Gman numa televisão, no capítulo final de Half-Life 2 Dr. Breen implica a Gordon dizendo que "foi apenas um peão para aquele que foi contratado" e informou que seu "contrato foi aberto para quem quiser me pagar mais". Além disso, os Vortis podem ter várias linhas ambíguas que podem ser feitas contra Gman, na introdução de Half-Life 2: Episode One, os vortigaunts são capazes de confrontar diretamente com ele, assim como dominá-lo para que Gordon fique livre. No Episode Two, Eli indica que ele também sabe sobre Gman, referindo-se a ele como "nosso amigo em comum"

Habilidades:
Como é claro dizer que Gman pode ser um humano, ele também possui habilidades impossíveis a nós, por exemplo a de aparecer em qualquer lugar que ele quisesse, incluindo a movimentação para outras dimensões em um instante. Ele também é capaz de parar o tempo e as pessoas em vários locais. Em Half-Life ele aparece em locais aonde é impossível entrar e sair, e como somos bem curiosos, sempre vamos ver se ele esta lá ainda depois de sumir da nossa vista!! No final de Half-Life 2 ele para a explosão da Citadel, que certamente mataria nosso querido Gordon.
Gman é capaz de levar as pessoas para universos paralelos, como "vazios" e pode deixa-las em êxtase. Gman parece ser um cara telepático e tecnológico, pois em diversas vezes ele aparece em TV's DESLIGADAS. Ele também pode operar várias máquinas e tecnologias, que vão desde telefones celulares até portas de aço seladas.
Ele também parece ter a capacidade de hipnose plantando sugestões ou comandos subconscientes em pessoas, como no exemplo da Alyx em Half-Life 2: Episode Two, em que ele a ordena que transmitisse as palavras "preparar para consequências imprevistas" à Eli Vance.

Gman possui muitas teorias sobre a existência dele, e você, tem alguma teoria sobre o que é Gman, poste nos comentário a sua opinião sobre ele e colocaremos sua opinião na sessão Opinião dos Leitores, neste post. Esse assunto pode ser discutido com seus amigos que conhecem Half-Life.
OPINIÃO DOS LEITORES:
"Eu acho que o Gman seja algum governante dos EUA e escolheu Gordon para a missão... Como a gente sabe, os EUA são cheios de segredos com essas coisas, talvez essa seja a forma da Valve fazer uma alusão a isso, pois é um assunto que os incomoda também, pois o próprio país os ignora nesse assunto." - Aeon

"Ele deve ser algum subordinado de uma raça superior, que pretende acabar com os combine,
algumas coisa explicam seu poder psychico." "ou ele deve ser Cave Jhonson de portal. ahaha." - thiago alves

"Se todo mundo conheçe ele mas o Freeman nao isso pode até ser um teste ou programa de computador" - Anônimo

"Eu acho que poderia ser o Gordon no futuro..." - Thierry Coelho
   "GMAN nao pode ser Freeman ,por que no final do HL1 GMAN pergunta se Freeman quer trabalhar pra ele ou a morte serta, se Freemaan escolhe a morte serta GMAN nao existiria pois Freeman moreria acontesendo um paradoxo no tempo :3" - vini (em resposta ao comentário acima)
   "realmente ele n poderia ser o Freeman pois isso causaria um paradoxo do avó(que e quando um cara volta no tempo mata seu avó assim evitando sua propria existencia)alem do mas no half life 2 quando Freeman e congelado por 20 anos o Gman deveria estar com aparencia 20 anos mas nova,eu acho que ele e na verdade e uma especie de agente temporal tentando resolver o problema dos aliens pois talvez isso tenha mudado gravemente o fulturo!" - douglas felipe (em resposta ao comentário acima)

"gman é o capeta" - Anônimo

"De onde vem o nome Gman G quer dizer Gary e man home ou seja Garyhomem q pode ser uma raça alienigina que protege o nucleo do espaço" - "Gman o G de Gman Quer dizer gary e man e homem ficando garyhomem ou homemgary uma raça alienigina
ou alguma pessoa q ajudou a fazer half life ou algum parente do criador ou amigo" - TheLeninjaamarelo

"Eu tenho varias ideias mas o que muitos falam é que ele é amigo e ajuda freeman e a raça humana..
Mais imgine uma dimensão onde oles sabem da existencia de tais outras (ou seja são superiores) mas ele pensa, tem a Raça Humana, Combines, Xeniana, Raça X, e a de ZEN (Que quero me aprofundar pois é pouco coneçida apareçendo somente em Redemption), e provavelmente ele e sa raça e superior a cada um de todos esses lugares, mas jutos Humanos, Xenianos, Combines, e os de ZEN seriam muito superiores então G-Man se une a dos Humanos para poder acabar uma a uma das raças rivais e depois acabar com os humanos e a raça de G-Man governar.
Ou melhor a raça ZEN que só apareçe em Redemption pode até ser a raça do G-Man tentando se revelar e ele empede para adiar a chegada deles.

Isso é apenas minha teoria.
Claro que eu acredito em varia possibilidades mas atualmente é essa." - Hygino Souza

"g man é a morte , ele fala para o freeman varias coisas , eu acho que ele vende almas, entao ele contratou o freeman para matar e tals, por que no half life 2 ele fala " cheire as cinzas" ou seja , destrua tudo, e eu acho tambem que ele nao gosta dos combines, e ele tentou fazer com que os xenianos destruirem os combines, mas como nao deu certo e os combines dominaram xen,ele apelou para a terra,fazendo acontecer o acidente ( ele que deu o cristal que abriu o porta) entao ele ve grande habilidade no gordon, e depois do gordon limpar meia terra, ele contrata o gordon e prende ele no tempo para ele nao ficar velho e sem energia, e tambem nao ter riscos de morrer pois ele fala " o homem certo no lugar errado pode fazer grande diferença". e no final do half life ele fala "sera que sua hora chegou denovo?" ou seja o gordon ia morrer, como ele tinha previsto. entao ele foi ver com os superiores dele se pegava a alma do gordon ou se deixava ele vivo. no começo de half life 2 episode 1" - Anônimo

"gman é um mensageiro ou um tipo de gerente de uma raça ainda mais superior (os patrões que querem contratar gordon) pois essa raça nao pode entrar em contato com outras por causa das leis de seus poderes e precisa de alguem para fazer isso que seria o gman que contrata as pessoas mais fortes para eles controlarem como peças" - Anônimo

"G-Man é o Gordon de um universo paralelo, pois assim eliminamos a teoria do Avô. Acredito que o Gman presente em HL1 é completamente diferente do Gman em HL2, como se tivessem feito uma especie de reboot no personagem, o Gman de HL1 é inimigo enquanto em HL2 é mais uma incógnita, as vezes tendencioso à aliado outras, inimigo, mas também, em alguns casos, como apenas um arbitro, apenas observando o que acontece e analisando se realmente é necessário uma intervenção." - The Punk Zone

"G man pode ter sido um cientista da black mesa bem antes de gordon ele poderia ser humano,pode ser que com uma pedra conseguida nas viagens a xen , G man tenha tentado criar um portal espaço tempo , mas houve um acidente aprisionando ele em um paradoxo por milenios ( em ben 10 força alienigena existe o doutor paradoxo q tem os mesmos poderes de g man) , assim ele pode descobrir todos os segredos do universo , mas com alguns limites.." - Pedro Batista

acho q o g-man e um espiao industrial... da aperture talves!!? - Diego darth hendrix

G-Man é a alma da história, como um Deus benéfico que conhecemos, capaz de mudar elementos do passado, presente e futuro sem sofrer danos por isso, capaz de suportar um paradoxo ainda sim, sem sofrer com isso. Ninguém sabe sua identidade, sua idade, daonde veio, como surgiu, e qual sua finalidade na história. Talvez G-Man não queria ser descuberto, mais sim compreendido, simplesmente como um bom instrutor que mostra o caminho correto a ser seguido - Bruno Rodrigo

24 comentários:

  1. Mas fica aquela dúvida: Se Gman for Freeman no futuro, que futuro seria esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GMAN nao pode ser Freeman ,por que no final do HL1 GMAN pergunta se Freeman quer trabalhar pra ele ou a morte serta, se Freemaan escolhe a morte serta GMAN nao existiria pois Freeman moreria acontesendo um paradoxo no tempo

      Excluir
  2. Se todo mundo conheçe ele mas o Freeman nao isso pode até ser um teste ou programa de computador

    ResponderExcluir
  3. Só quem pode responder a essa duvida que já dura mais de 10 anos são os criadores dos personagens de HL... Eu procurei muito na net até em sites ingles sobre os criadores do HL e não achei nada!
    Alias se a Valve vai ou não continuar lançando novos HL, seja episodio 3, 4, 5 ou mesmo HL3, eu só gostaria de ter algumas respostas da historia desse jogo antes de morrer, porque com essa embaceira toda só devem lançar outro jogo em 2030!!
    Se não forem lançar outros jogos poderiam escrever um livro, uma HQ... qualquer coisa para explicar ao menos quem é esse "homem" de terno azul... Pergunta que eu tenho desde quando joguei o primeiro HL á 10 anos atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sosega cara pois pros jogadores de HL1 o HL2 demorou muinto mesmo , aposto que HL2ep 3 e lancado esse ano ;)

      Excluir
    2. Ele fica assim porque se ele fosse o freeman ele ja teria derrotado o bicho e ficaria sem preocupaçoes!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. kkk seria um sonho se lançasse esse ano, a valve quer criar um novo motor grafico igual fez com o hl1 e hl2 talvez demore mais

      Excluir
  4. NOSSA,ESSE GMAN É CHATO!!! NA BATALHA DO FREEMAN CONTRA GARGANTUA,ELE FICA OBSERVANDO FREEMAN NA SALA DE CONTROLE CALMAMENTE ENQUANTO VC ESTÁ DESESPERADO COM O TAMANHO DO BICHO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk pior é no half life opposing force o shephard faz de tudo pra desarmar a bomba na hora que tu sai o g-man vai la e arma a bomba denovo e explode black mesa toda e nem da pra empedir ele

      Excluir
    2. o g-man veio do futuro para ajuda o freeman por o freeman vai faze uma cagada no futuro por isso

      Excluir
  5. o hl foi lançado em 1998 e não em 1999

    ResponderExcluir
  6. PODERIA TER UMA G-GIRL

    ResponderExcluir
  7. peguei hl esse ano ainda nao zerei mas acho q o gmen e um espiao industrial... talves da aperture seila...

    ResponderExcluir
  8. diego zera logo um dos melhores jogos que existe, tambem acho que gman tem alguma conexao com a aperture e com o uss borealis só nos resta esperar por half-life 3 e portal 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente e foda ... pode crer q zerarei!!!!!!

      Excluir
  9. mais eu tenho mais uma duvida oque tei na maleta do gman ?

    ResponderExcluir
  10. G-Man, na verdade, é um codinome usado em jogos e que se refere a executivos (seria uma referencia a homens esbeltos, que usam ternos e são todos certinhos), sei disso pois já joguei um jogo de mafiosos em que uma das missões era conversar com um homem chamado de G-Man, ele usava terno e segurava uma maleta, porem o grande mistério era que neste jogo o tal G-Man trabalhava para o FBI, seria o G-Man do half life uma espécie de teoria da conspiração dentro do governo dos EUA???

    ResponderExcluir
  11. pelo que soube o gman conseguiu o poder dele roubando um cristal da black mesa. que foi extraido de xen

    ResponderExcluir
  12. aew gente zerei hl ep 1 ep 2 e to baixando o ep 3 nunca joguei o resto só o hl XD tenho ** anos fasso ** dia **/**/**** e eu quero saber o mais rapido possivel se descobre quem é o G-man no half life 2 episodeo 3 por favor repondam e eu acho que o unico jeito de descobrir quem é o G-man é prestando a atenção em suas palavras ou seja a resposta pode estár em todos os jogos....... adeus respondam

    ResponderExcluir
  13. jogo half life a um bom tempo e persebi que g-man mostra o caminho desde o 1 como o 2 vi ele quase todas as vezes e pra min acho que na maleta dele a um portal para qualquer dimensão e tambem acho que reparando bem pode ser que g-man sege Freeman no futuro eles são paresidos só coloque Freeman num terno e tire a barba

    ResponderExcluir
  14. Zerei half life opposing force denovo depois de anos e tipo, uma das possibilidades é contestada pois o G-man não pode ser totalmente do mal porque no opposing force ele salva adrian shepard de ser morto no acido, ele abre a porta lá e vai embora, tenta "manter a salvo o gordon" deixando ele dormindo no espaço tempo e deixa o adrian shepard preso no espaço em avaliacao pedente, ou seja esperando o momento certo eu acho isso tem muitas coisas que só vamos saber em HL3

    ResponderExcluir
  15. Talvez a aparência entre os dois, deva-se ao estilo de desenho/traços dos Designers do jogo..

    ResponderExcluir
  16. ainda no aguardo de half life 3, acho que vou ter filhos e vou voltar aqui no blog postar o aguardo do HL 3 KKKK

    ResponderExcluir