Como foi o "protesto" das 30 mil pessoas

Você lembra que exatas 30 mil pessoas se reuniram no dia 4 de fevereiro para jogar Half-Life 2 online em protesto ao lançamento atrasado de Half-Life 3? Então, será que deu certo?


No dia 4 de fevereiro, milhares de pessoas entraram em um grupo na Steam dedicado a jogar Half-Life 2 das 14H as 14h30 para chamar a atenção da Valve e faze-la confirmar, finalmente, que esta trabalhando em Half-Life 3.
Digamos que foi um "sucesso" já que o número de pessoas jogando subiu dos 3.000 de praxe para mais de 13.000 durante o protesto, mandando Half-Life 2 para a lista dos 20 games mais jogados do Steam e quase alcançando o Top 10. Os organizadores dizem que ele chegou a ficar em décimo primeiro, levando em conta o número de jogadores simultâneos. Quando postamos sobre o movimento pela primeira vez, havia 30 mil membros no grupo do Steam. Agora há 50 mil. Então menos da metade das pessoas que havia (teoricamente) se comprometido com a causa participou de verdade da “passeata”. E não há garantia de que a Valve vá se emocionar com essa demonstração dos fãs.
Ainda assim, chorar as pitangas do não-anúncio de Half-Life 3 é rotina na internet. O que não se vê são ações diretas, como essa que os fãs fizeram. Isso mostra à Valve que os consumidores ainda curtem os jogos dela o suficiente para continuar jogando sete anos depois do lançamento. Muito mais produtivo do que encher o email de Gabe Newell de reclamações e exigências!

“Eu estou impressionado com o que conseguimos hoje”, disse o organizador do movimento (no dia 04/02). “Não estamos nem perto do fim – na verdade, estamos no processo de planejar novas atividades. Essa foi nossa primeira tentativa e, a meu ver, foi um sucesso para todos”. Foi SIM!!

3 comentários: